Censanet

notícias

notícias da região
tecnologia

quinta, 20 de setembro de 2018

Nível do Paraíba continuará subindo nas próximas horas

Publicado em: 13/03/2018 11:51

Capa Noticia

Aumentou nas últimas horas o volume de águas do Rio Paraíba em Campos. Na medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, às 7h da manhã desta terça-feira (13/03), a cota é de 9,15 metros. Segundo o coordenador de Defesa Civil Regional  do Norte e Noroeste Fluminense, Joelson Oliveira, o nível do Paraíba continuará subindo nas próximas horas, podendo bater a cota dos 9,60 metros.

“Não acredito que haverá transbordo em Campos. A nossa orientação à população é que busquem informações oficiais junto aos órgãos de Defesa Civil dos municípios (199), bem como o Corpo de Bombeiros (193)”, disse Oliveira, informando que essas águas são em função das chuvas que atingiram a Zona da Mata Mineira e devido ao aumento da vazão na represa de Carmo, em Além Paraíba-MG, que até ontem era de 1.500m3/s.

Com relação ao município de Santo Antônio de Pádua, o Rio Pomba transbordou, mas não há famílias desabrigadas e desalojadas. “Nas demais cidades, como Laje do Muriaé e São Fidélis, a situação está sob controle”, disse.

O coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, disse que, apesar da elevação do Rio Paraíba do Sul, atingindo a cota mais alta do ano até o momento, a tendência é de diminuição nos próximos dias. 

A vazão na Ilha dos Pombos foi reduzida de 1.200m³/segundo para 900m³/segundo. E o Rio Muriaé que no último sábado (10) estava em 4,35m, em Itaperuna, nesta terça está medindo 3,88m.