Censanet

notícias

notícias da região
tecnologia

sábado, 21 de julho de 2018

Japão diz ter evidências de práticas anticompetitivas da Apple

Publicado em: 11/07/2018 14:00

Capa Noticia

A Apple alterou este ano os contratos de distribuição de iPhones que tinha com as três maiores operadoras móveis do Japão. Isso porque a FTC, órgão antitruste do país, identificou violações concorrenciais por parte da fabricante. A revelação partiu da própria FTC, que divulgou hoje (11) nota sobre o caso.

Segundo a FTC, a Apple obrigava, por contrato, as operadoras a subsidiar o custo dos iPhones que vendiam ao consumidor. Ao mesmo tempo, impunha que as teles elevassem os preços dos planos mensais para compensar as despesas com subsídios.

Para o órgão do governo, a prática reduziu opções de planos móveis para o consumidor, ao mesmo tempo em que restringiu a competição no mercado de aparelhos. A investigação aconteceu ao longo dos últimos dois anos.

Mas a Apple não foi sancionada. Em vez disso, fez um acordo para rever os contratos com as operadoras NTT Docomo, KDDI e Softbank. A fabricante já estaria modificando os contratos, conforme o jornal britânico Financial Times, permitindo a opção de compra do celular sem subsídio, mas com mensalidades mais baratas.

Em 2017, a Apple faturou cerca de US$ 230 bilhões. Cerca de 8% desse montante foram de vendas no Japão. (Com agências internacionais)