Censanet

notícias

notícias da região
tecnologia

quinta, 20 de setembro de 2018

San Marino é primeiro país da Europa com 5G ativado

Publicado em: 04/09/2018 14:00

Capa Noticia

O pequeno país de San Marino, com área de  Km quadrados e apenas 33,5 mil habitantes, se tornou o primeiro a ter cobertura 5G na Europa, e no mundo. A operadora italiana TIM ativou nesta semana uma antena de quinta geração no povoado de Faetano, mas promete cobertura total no enclave (que tem 9 cidades) até o final do ano.

A rede foi implementada pela fabricante Nokia, usando-se o padrão 3GPP Rel15. A frequência em uso é a de 3,5GHz, cedida pelo governo do país para exploração das novas redes móveis. A rede usa tecnologia massive-MIMO e tem componentes funções virtualizadas, inclusive na ponta de acesso.

A TIM vem testando, em seu laboratório de Turin, na Itália, o uso do espectro de ondas milimétricas (acima de 26 GHz). Uma vez concluídos os testes, a empresa pretende ativar também o uso dessas frequências em San Marino, em fase piloto. A previsão é que isso ocorra ainda este mês. O objetivo, diz a tele, é fazer do micro-país um laboratório vivo da aplicação dessas frequências e dos dispositivos capaz de acessá-las.

As aplicações esperadas para a 5G em San Marino incluem indústria 4.0, segurança pública, cidade inteligente e turismo digital.

Vale lembrar que ainda não existem smartphones no mercado compatíveis com redes 5G. A perspectiva na indústria é que eles comecem a chegar a lojas, de diferentes partes do mundo e em pequena quantidade, no final deste ano.

A primeira a dizer que conseguiria colocar um dispositivo de acesso no mercado já em 2018 foi a Samsung, que pretende usar seu próprio modem. Espera-se a chegada de modelos compatíveis, de outras marcas, ao mercado mundial a partir do primeiro trimestre de 2019.