Censanet

notícias

notícias da região
tecnologia

domingo, 20 de agosto de 2017

Gired propõe alterar data do switch-off de Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e interior paulista

Publicado em: 19/04/2017 17:38

Capa Noticia

O cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta para o segundo semestre de 2017 pode mudar em quatro grupamentos de municípios – Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e no Interior de São Paulo -, conforme proposta aprovada nesta quarta-feira, 19, na reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV). A decisão será do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, uma vez que houve o voto contrário da Record.

A proposta prevê a manutenção do switch-off analógico em Recife em julho; Rio de Janeiro e Vitória, em outubro. Mas em Fortaleza e Salvador, a data poderá passar de julho para setembro; em Belo Horizonte, de julho para a segunda a segunda semana de novembro; e o interior de São Paulo, de setembro para a quarta semana de novembro.

A principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Segundo a EAD, também existem dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fossem mantidas as prerrogativa da Anatel, relativas à avaliação da antecipação da ativação da tecnologia 4G/LTE.

Uma das reivindicações das teles é a possibilidade de implantação da rede LTE na faixa de 700 MHz a partir de julho de 2018 na Região Metropolitana de São Paulo, desde que constatada a devida viabilidade técnica. A rede 4G em Belo Horizonte, por sua vez, poderá ser autorizada em maio do próximo ano. O cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta para 2018 não sofreu proposta de alteração.