Censanet

notícias

notícias da região
tecnologia

Tuesday, 25 de June de 2019

Novo data center do Nordeste custou R$ 50 milhões

Publicado em: 10/07/2017 20:00

Capa Noticia

Racks iluminados do novo data center da HostDime

Com um investimento de R$ 50 milhões, a HostDime inaugurou parcialmente um data center especializado em armazenamento de sistemas críticos no Nordeste. O empreendimento é o segundo do tipo a ser certificado pela Uptime Institute como de Tier III na região.

Instalado em João Pessoa (PB), o prédio foi construído para suprir uma carência local de infraestrutura de hospedagem com baixa latência. A meta é oferecer um tempo de resposta máximo de 10 milissegundos para as empresas locais.

João Pessoa foi escolhida pela sua localização central na região. Além disso, a HostDime fez uma parceria com uma empresa de telecomunicações local, a Tely, para oferecer um anel de fibra ótica com dupla abordagem – uma salvaguarda para garantir a segurança e a velocidade da transmissão dos dados entre os clientes e o centro de dados.

“Nosso datacenter certificado, assim como a rede de fibra óptica interligando os estados do Nordeste, possibilitam o atendimento de todas as necessidades de infraestrutura de TI de empresas que buscam qualidade e segurança no armazenamento e conectividade de seus dados”, explica Filipe Mendes, CEO da HostDime no Brasil.

Além de grandes e pequenas empresas que operam no Nordeste, o centro de dados também deve ser um ponto de apoio para conteúdo em streaming, como Netflix e alguns serviços do Google, por exemplo, segundo a HostDime.

"Por isso mesmo, a demanda por espaço já tem sido grande", conta Mendes. Por enquanto, um dos dois andares do empreendimento está funcionando. Ali, 40% da capacidade já foi alocada. No começo do próximo ano, o segundo andar o local será inaugurado. A perspectiva é atingir ocupação máxima até meados de 2018.

A HostDima é uma empresa norte-americana, fundada em 2001 e com operações no Brasil desde 2006. Especializada em armazenamento, colocation e servidores dedicados, foca no atendimento de grandes empresas.(Com assessoria de imprensa)